Proposta Pedagógica

A sociedade atual exerce uma pressão cada vez maior por desempenho acadêmico, social e emocional desde a infância. Aqui na Interpares, compreendemos que o ser humano já é naturalmente programado para aprender, especialmente em seus primeiros anos de vida, e não precisa ser pressionado para isso.

Para que uma criança se desenvolva, inclusive cognitivamente, a melhor coisa que podemos fazer por ela é permitir que vivencie experiências, e não fechá-la numa sala de aula. Aqui, os alunos não são separados por idade e nem ficam sob supervisão de uma única professora. Acreditamos que todos aprendem e ensinam, inclusive as crianças.

Sabemos que um dos principais aprendizados na infância é interagir com os demais, desenvolver empatia, explorar habilidades e descobrir o mundo ao redor. As escolas têm o dever de criar um ambiente seguro e inclusivo para isso, onde todos se sintam valorizados e ouvidos. Só assim contribuiremos para a construção de um mundo melhor e mais acolhedor para as gerações futuras.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Nossos alunos participam de atividades escolares 100% alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação. O diferencial é que, aqui, essas atividades acontecem sem a necessidade obrigatória de um sistema rígido de regras que atrapalhe as necessidades que o ser humano tem na infância: se movimentar, tocar os objetos, socializar enquanto aprende, entre outras.

Nossas crianças são extremamente capazes de aprender matemática, química, física e filosofia, por exemplo, de uma maneira interessante, com espaço de fala e, também, por meio do brincar. Dessa forma, elas se desenvolvem também emocionalmente, socialmente e culturalmente.

Aulas

Não temos turmas, temos grupos por atividade. As crianças ficam constantemente brincando e são convidadas a entrar nas salas de forma direcionada e intencional, de acordo com cada atividade e durante o período necessário para sua realização. As salas nunca têm mais do que lugares, favorecendo o entendimento da atividade e a concentração para a realização do que é proposto.

Não temos telas - salvo raras atividades que exigem alguma exibição especial - e nem utilizamos apostilas. Temos 25 anos de escola e nunca seguimos por esse caminho. Nossa jornada foi trilhada sempre no interesse de aprendizagem das crianças e no respeito ao seu desejo de aprender. Com isso não nos limitamos a páginas que orientam o aluno para uma aprendizagem específica.

Família-Escola

Oferecemos um atendimento personalizado a cada família, com trabalho sobre linguagens de amor e temperamentos. Nosso maior compromisso, dentro desta relação, é com a ética, com excelência humana e com a excelência acadêmica.

A adaptação da família à escola acontece desde o momento em que os pais  começam a se interessar e sentem a necessidade de nos conhecer. Quando a criança passa a frequentar a escola, essa relação já está em construção e o aluno vive um processo de integração.

Recomendamos que, nos primeiros dias, a família ou um integrante possa acompanhar a criança na nossa Roda de Conversa, permanecendo na escola por uma hora. Depois, os professores responsáveis recebem a criança e a auxiliam na integração ao grupo.

Mais Informações

Para entender melhor a nossa proposta pedagógica, não deixe de conferir os conteúdos do nosso blog, assim como das seções abaixo:

-> Tudo que você precisa saber antes de nos visitar

-> Matrículas abertas

-> Descubra se a Interpares é para você

-> A Interpares

-> Saiba o que está incluso na matrícula

-> Entre em contato