Equipe da Interpares visita o Projeto Âncora

A coordenadora da Interpares, Caroline Brand, e a psicopedagoga da escola, Deyse Campos, estiveram no Projeto Âncora, em Cotia (SP), no mês de outubro. O motivo da visita foi conhecer mais profundamente a instituição de ensino, ranqueada entre as mais inovadoras e criativas do país.

O Projeto Âncora é uma associação civil beneficente, filantrópica, educativa e cultural, sem fins lucrativos, que desde o seu lançamento, em 1995, promove experiências educacionais complementares ao ensino fundamental, oficinas e cursos profissionalizantes, bem como creche e educação infantil. O projeto inaugurou uma escola de ensino fundamental em 2012 e em 2017 o ensino médio. Inspirada na Escola da Ponte de Portugal, a instituição possui uma filosofia educacional inovadora, com modelo organizacional de gestão democrática.

As representantes da Interpares tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura do projeto, localizado em um terreno de 12 mil m² que inclui laboratórios, salas de aprendizagem, quadras esportivas, biblioteca, pista de skate, áreas verdes, horta, entre outros espaços. Além do reconhecimento da estrutura física, também foi possível analisar o trabalho realizado pela instituição, que é repleto de práticas inovadoras.

Entre as atividades que mais chamam atenção estão a confecção de roteiros de estudos diários, preparados individualmente para os educandos, a prática de autoavaliação por parte dos alunos e a criação de Grupos de Responsabilidades (GRs), divididos em temas como alimentação, assembleia, laboratório, comunicação, manutenção, entre outros.

Os GRs são compostos por alunos e educadores de forma voluntária e atuam solucionando eventuais problemas e promovendo melhorias em suas áreas. Alguns dos objetivos propostos são a independência em relação aos cuidados pessoais, a participação positiva nos momentos coletivos e que os estudantes compreendam e ajam de acordo com os valores da afetividade, responsabilidade, honestidade, respeito e solidariedade.

“Assim como o Projeto Âncora, a Interpares considera essencial contribuir na formação de cidadãos conscientes de suas capacidades para coletivamente formar uma sociedade justa, equilibrada e sustentável, com base em uma prática educacional acolhedora e participativa. Além de nos inspirar, essa visita nos fez ter certeza de que estamos no caminho certo, tendo em vista que algumas das boas práticas do Âncora já estão em andamento – e até em aperfeiçoamento – aqui em nossa escola”, comenta Dayse Campos, diretora da Interpares.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *