Entenda a nossa Roda de Conversa

A Interpares tem muito orgulho dos resultados da sua Roda de Conversa. É um momento no qual todos tratam de combinados e questões importantes. E a escola deseja que cada vez mais os pais participem desse processo e ajudem as crianças a desenvolverem autonomia para levar para a Roda os assuntos do seu interesse.

Um das formas de fazermos isso é utilizar os mecanismos da Roda de Conversa para solucionar questões como objetos perdidos e conflitos de diversas naturezas. Quando perceberem algo nesse sentido, os pais podem levar as crianças até o canto dos combinados (onde há papel e caneta), escrever sua questão e pendurar no varal de grampos.

Se a criança já é capaz de escrever ou desenhar o que procura, permita que ela faça isso. Se só rabisca, permita também (se precisar, faça uma legenda embaixo do desenho dela). A criança certamente poderá associar o “rabisco” que fez com a sua reivindicação.

 

Estamos tentando ensiná-las a defender suas questões, a trazer seus assuntos para a Roda, a cuidar de suas coisas. Com o tempo, elas farão isso por conta própria. Cuidar dos objetos pessoais é uma das primeiras formas que a criança tem de perceber sua autonomia. Por isso, evitar que a busca pelos objetos seja realizada apenas pelos pais será um ganho enorme nesse processo.

Confira aqui o Manual de boas-vindas da Interpares com todos os temas na íntegra!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *