20 ANOS – Uma jornada que se constrói por amor

Mais um ano! Mais motivos para renovar o nosso compromisso com a educação de qualidade. Quem já está nessa jornada com a gente sabe como, pouco a pouco, fomos nos tornando uma escola que privilegia o SER e não o TER e que oferece às crianças o privilégio de aprender de forma significativa, brincando, sendo ouvidas e tendo suas vontades e anseios sempre considerados.

A Interpares é uma escola cuja metodologia se concentra em salas temáticas. Para este ano teremos: Faz de Conta, Biblioteca, Luz e Sombra, Referência (para o registro de atividades de sala de aula) e Ateliê. Além disso, todo o espaço da escola funciona como um laboratório de experiências e experimentos. O nosso objetivo é fazer as crianças perceberem o quanto todos esses ambientes se conectam para favorecer o aprendizado.

Desenvolvemos um planejamento semanal que privilegia o tempo, o brincar e a liberdade. Só assim acreditamos ser possível construir uma jornada que vai fazer a diferença na vida escolar das crianças e tornar seu processo de aprendizagem na infância ainda melhor.

Por falar em melhorar, queremos trilhar caminhos cada vez melhores. Planejamos uma jornada mais verde, mais ecológica, com a instalação de uma pequena estufa em nossa escola. Com ela, passaremos a produzir biogás a partir da coleta e aproveitamento de todos os resíduos orgânicos gerados aqui. E assim abasteceremos a nossa própria cozinha.

Nossa jornada também ficará mais divertida, com oito aulas complementares: Robótica, Psicomotricidade Relacional, Inglês, Circo, Teatro, Capoeira, Musicalização Infantil e Coral. As aulas de Culinária foram incorporadas ao currículo da Escola e serão integradas ao trabalho do Bom de Garfo, que esse ano ganha um novo formato, privilegiando uma Educação Nutricional cada vez mais completa.

Para as crianças que são do período integral, as quartas-feiras contarão com um Projeto de Ateliê. Neste semestre, a pedido dos alunos, vamos explorar a GRAVURA. Também para o integral, as manhãs de sexta-feira serão marcadas pelo Projeto Residência Tupi Pererê. Significa que a Interpares foi escolhida como local onde a banda Tupi Pererê fará seu ensaio e construção de repertório. As crianças terão a oportunidade de participar da concepção de quem sabe produzir música, cultura e arte.

No ano passado, com a ajuda de toda a comunidade escolar, tivemos muitos avanços, quebramos paradigmas, evoluímos na maneira de ver o mundo e de como contribuir para um aprendizado cada vez mais rico para todas as pessoas que se envolvem com a escola. Construímos a nossa REFERÊNCIA de escola, de ensino e de enxergar o mundo por meio da Educação.

Terminamos 2017 satisfeitos com o que conquistamos até aqui. Agora, percebemos que para avançarmos é necessário afinar cada vez mais esta sintonia, promovendo uma conexão ainda mais significativa entre Família e Escola.

Em 2018, estamos dispostos a fazer ainda mais. Celebrar os 20 anos com muita alegria e com vocês junto da gente. E dentro da Escola, cada vez mais dar voz, espaço e tempo ao aluno e com isso ajudá-lo a construir seu conhecimento e sua forma de interagir e intervir no mundo a sua volta.

Vamos nessa?

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *