Campanha Resíduo não é lixo!

Com o objetivo de ensinar as crianças a importância dos 6 Rs (Respeitar, Repensar, Reduzir, Recuperar, Reutilizar, Reciclar), Interpares desenvolve mais uma vez a campanha de reciclagem.

A Escola Interpares pretende desenvolver a Campanha: “Resíduo não é lixo”. Todos nós sabemos que o trabalho com reciclagem de resíduos sólidos começa primeiro com a conscientização sobre os cuidados com o lixo e a separação.

Para isso, vamos desenvolver atividades que envolvam a coleta, separação e reaproveitamento de resíduos e contamos com a sua participação. POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE PARA COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DA CAMPANHA.

Cada criança poderá contribuir trazendo lixo orgânico e reciclável para a Escola. A metodologia será a seguinte:

RESÍDUOS ORGÂNICOS

Os resíduos orgânicos deverão ser enviados à Escola dentro de um pote de sorvete de 2 litros. Estes resíduos serão destinados à composteira e depois de sua decomposição serão utilizados como adubo para a horta da Escola que pretendemos criar a cultura de consumo de alimentos orgânicos. No entanto, são necessárias algumas regras para melhor aproveitamento destes resíduos:

São considerados resíduos orgânicos adequados à composteira da Escola:

* Cascas de frutas e legumes

* Casca de ovo

* borra de café

* folhas e saquinhos de chá (sem o barbante e etiqueta)

São considerados PROIBIDOS para a nossa composteira:

• Restos de comida

• Restos de Saladas e legumes temperados

• Restos de pães e bolachas

• Papel Toalha e Guardanapos

RECICLÁVEIS

São considerados resíduos recicláveis aqueles que podem ser reutilizados nas atividades escolares. Devem ser enviados à Escola lavados. São eles:

* Embalagens de papel e papelão (caixa de leite, sucos, caixas de sapato, caixas de remédio, creme dental, sabonete, bombom, batatinhas, cremes e etc.)

* Plásticos e PET´s (pote de iogurte, garrafas de refrigerante, potes de maionese, margarina, amaciante, detergente, shampoo, condicionador e etc.)

* Caixa de Ovos

* Caixa de maçã

* Jornal

* Rolinhos de papel higiênico e toalha

* Latas (nescau, leite, molho de tomate e etc)

* Embalagens de pão e papéis que preenchem bolsas e sapatos novos são utilizados na aula de Psicomotricidade Relacional.

Não têm utilidade na Escola:

* Cartas de propaganda, envelopes, informativos bancários

* Folders, encartes de supermercado;

* Pratinhos de isopor,

* Revistas

* garrafas de vinho ou suco de uva (inteiras ou quebradas!)

São considerados proibidos para o manuseio das crianças:

* Caixas de sabão em pó

* latas de óleo e extrato de tomate, leite condensado, sardinha

* papel higiênico

RESÍDUOS NÃO-RECICLÁVEIS QUE
PODEM SER ENVIADOS À ESCOLA:

* Pilhas (POR FAVOR, enviá-las em um recipiente separado)

* Lâmpadas (as quebradas devem vir protegidas em embalagens não cortantes)

ÓLEO DE COZINHA

Estaremos recolhendo o óleo de cozinha que será enviado para fabricação de sabão e detergente

RESPONSABILIDADE

Também sabemos que o cuidado com os resíduos envolve comprometimento. Por isso, solicitamos atenção nos resíduos enviados.

* Todo o resíduo deverá ser enviado à Escola nas QUINTAS-FEIRAS. Não temos condições de receber estes materiais em outros dias. Por isso, contamos com a sua responsabilidade e atenção. Não aceitaremos os resíduos em qualquer outro dia.

* Para garantir a saúde de todos e qualidade da campanha, estabelecemos algumas “multas” para quem não estiver atento ao resíduo que produz e envia à Escola.

– Se enviar resíduos orgânicos proibidos à composteira misturado aos adequados. Ou, se enviar resíduos recicláveis sujos, a família receberá um cartão amarelo e uma multa simbólica, deverá enviar à Escola, 5 sacos de lixo de 100 litros.

– Se enviar novamente resíduos misturados, os resíduos retornarão para casa e a família receberá o segundo cartão amarelo e deverá trazer à Escola um saco de pó de mármore para as chinchilas ou 1 kilo de milho para alimentar as galinhas.

– Se enviar pela terceira vez, receberá cartão vermelho. E além de não recebermos.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *