Criança pode ou não pode tomar café?

Home / Sem categoria  / Criança pode ou não pode tomar café?

Criança pode ou não pode tomar café?

Escola curitibana explica a importância do café na rotina alimentar dos alunos

Curitiba, 12/04/2019 – Criança toma café? A pergunta soa familiar para muita gente, afinal a maioria dos adultos acredita que criança não deve tomar café. A bebida rica em cafeína, substância que estimula o cérebro, pode ser consumida pelos pequenos desde que se siga a mesma regra dos adultos, ou seja, ser ingerida com moderação.

A escola Interpares Educação Infantil, que atende alunos de zero a seis anos, disponibiliza o café no cardápio como forma de familiarizar o paladar das crianças com a bebida. A nutricionista da escola, Elisa Karkle, já se acostumou a receber dúvidas dos pais sobre o consumo da bebida e explica os motivos da sua inclusão no cardápio.

“As dúvidas sobre o consumo do café na infância são comuns, mas existe ainda muita desinformação sobre o assunto. As crianças podem beber café, desde que seja com moderação, sem ultrapassar uma xícara diária de 60 ml e de preferência misturado com leite e pouco adoçado”, conta.

Elisa explica que, além de ter propriedades antioxidantes e prevenir doenças, o café faz parte da cultura popular brasileira, daí a importância de as crianças conhecerem o item. “Tomar um café é quase um evento, faz parte da rotina dos brasileiros. O clássico ‘vamos marcar um café’, ou mesmo o fato de a primeira refeição do dia se chamar ‘café da manhã’, reforça a importância da bebida. É um item que agrega, que significa um momento feliz, e as crianças também podem vivenciar esse significado”, explica.